A gestão de ativos é parte fundamental do processo de otimização do uso de recursos da empresa.
Por isso, o gerenciamento de ativos é importante para que se tenha resultados estratégicos. Viabilizando que a empresa alcance a máxima eficiência e resultados.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas essenciais para implementar em seu processo de gestão dos ativos. Confira agora.
5 dicas para uma gestão de ativos eficiente
Trouxemos dicas que podem ser implementadas em negócios de diferentes setores, entenda:
1. Conheça seus ativos
O processo sempre depende da identificação e categorização de todos os ativos da empresa, incluindo equipamentos, propriedades, estoque e até mesmo ativos intangíveis, como propriedade intelectual.
Afinal, ter um inventário completo é o primeiro passo para uma gestão eficiente. Caso contrário, a equipe estará sempre trabalhando sem as informações necessárias para que possa tomar decisões assertivas.
2. Utilize um bom sistema de gestão
Ter um bom software de gestão de ativos para acompanhar e monitorar todos os ativos da empresa, centralizando todas as informações ajuda muito na dinâmica da equipe.
Tendo em vista que, é possível rastrear a localização, manutenção, condições gerais e histórico de cada ativo.
Com relatórios completos e detalhados é possível otimizar as demandas e facilitar a dinâmica de trabalho. Afinal, a gestão de ativos perpassa atuar com programas de manutenção preventiva, reparos emergenciais e uma série de cuidados essenciais para que se tenha uma operação eficiente.
3. Monitoramento de desempenho
Sempre acompanhe o desempenho de seus ativos ao longo do tempo. Use indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para avaliar eficácia, eficiência e retorno sobre o investimento.
Dessa forma, é possível garantir maior assertividade na tomada de decisão, garantindo que a empresa esteja funcionando conforme o desempenho esperado.
E se algo não reflete o resultado pretendido, é possível otimizar a gestão para que se possa tomar decisões visando favorecer o alcance de resultados positivos no negócio.
4. Acompanhamento do ciclo de vida
Uma parte frequentemente negligenciada na gestão de ativos por falta de expertise na área é o entendimento sobre o ciclo de vida de cada ativo, desde a aquisição até o descarte. Isso ajuda a planejar substituições e atualizações de forma eficiente.
Contribuindo para que a empresa possa ter um planejamento eficaz, que é capaz de prever o fim do ciclo de vida de um produto, para garantir que não seja um grande impacto no negócio.
5. Avaliação de riscos
Identifique os riscos associados a cada ativo e desenvolva planos de contingência para lidar com possíveis problemas. Esse cuidado é especialmente importante para ativos que são fundamentais para que o negócio funcione conforme o esperado.
Afinal, falhas na gestão de ativos críticos podem ser muito prejudiciais para o negócio, impactando toda a cadeia de funcionamento da empresa.
Conte com a equipe da LAMIS para assessorar seu gerenciamento de ativos
Otimizar a gestão de ativos é um desafio para sua equipe? Ter ajuda qualificada pode fazer toda a diferença no processo!
A equipe da LAMIS Brasil oferece consultoria e assessoria para empresas de diferentes segmentos.
Entre em contato conosco, conheça nossas soluções e aproveite tudo que o suporte pode oferecer para seu negócio.