Fazer um controle de estoque eficiente é fundamental para que um negócio funcione, seja qual for seu setor de atuação.
No entanto, é um processo desafiador e repleto de especificidades. Pensando nisso, trouxemos informações e dicas valiosas que podem auxiliar no processo.
Confira tudo a seguir.
Como fazer um controle de estoque eficiente?
O controle de estoques depende de uma série de práticas que são adotadas pela empresa. Seja qual for o padrão adotado em seu negócio, é preciso ter processos eficientes que evitam desperdícios e que possibilitem uma atuação eficiente.
Trouxemos algumas dicas úteis que podem contribuir no dia a dia, confira:
1. Conheça diferentes formas de controlar o estoque
Existem diferentes formas e ferramentas de controle de estoque eficiente. Todo gestor precisa conhecer as diferentes possibilidades para encontrar aquilo que funciona melhor em seu negócio.
Afinal, cada empresa é única e adaptar os modelos existentes. Isso é importante justamente para que se tenha os processos mais eficientes no dia a dia do negócio.
2. Faça a contabilização
Um controle de estoque eficiente começa com a contabilização de cada item disponível. Só assim é possível saber o valor investido que está armazenado no estoque.
Para tal, é preciso estabelecer processos eficientes e contar os produtos. De modo que, seja possível conferir se existe alguma divergência entre os itens disponíveis em estoque e as quantidades descritas nos relatórios de compra e venda.
3. Planeje as compras baseadas no estoque
Após contabilizar e garantir que todas as informações nos relatórios são confiáveis e verídicas, planeje as compras.
De modo que, possa garantir que o estoque auxilie a manter as vendas, viabilizando que não faltem produtos e também não exista uma sobra significativa.
Afinal, parte da dinâmica de um controle de estoque eficiente é justamente que a empresa esteja adaptada para a demanda. Evitando que ocorra excesso ou falta.
4. Padronize o período de recontagem
É importante que a empresa tenha como parte de sua cultura o controle de estoques. O objetivo é que as recontagens sejam feitas periodicamente para que não exista discrepância entre os relatórios e a realidade do estoque.
5. Utilize software de gestão
É interessante fazer uso de software de gestão para facilitar o cotidiano da equipe. Dessa forma, é possível minimizar erros e otimizar processos.
Com o sistema de gestão é possível automatizar processos, ter relatórios precisos e garantir que a empresa tenha maior assertividade.
Consultoria da LAMIS para empresas: cuide de seu estoque com equipe qualificada
A dinâmica de controle de estoque eficiente é um enorme desafio para sua empresa? Então, saiba que a equipe LAMIS é qualificada e experiente para prestar assessoria e consultoria.
Nosso time possui qualificação, expertise e oferece soluções personalizadas para que o seu negócio possa ter uma gestão de estoque muito mais eficiente.
Viabilizando ótimos resultados a partir da implementação de métodos eficientes para controlar o estoque de seu negócio, visando impactar positivamente nos resultados da empresa.