O inventário geral, parcial e rotativo são diferentes abordagens para contar e verificar os ativos de uma organização, seja em termos de quantidade, valor ou estado. Cada método possui suas próprias características e finalidades específicas. Sendo importante identificar qual método é mais interessante para aplicar em cada momento da empresa.
Afinal, é possível fazer um inventário geral uma vez ao ano e inventários rotativos periodicamente, por exemplo. Recorrer a um tipo de inventário não elimina a necessidade de recorrer a outro tipo no futuro.
Entenda as diferenças dos métodos
O inventário geral consiste na contagem completa de todos os ativos da organização de uma só vez. É uma tarefa que geralmente ocorre em intervalos mais longos, como anualmente. Ele requer um esforço concentrado para verificar todos os ativos.
Por isso, é comum envolver vários colaboradores no processo. Esse método é útil para obter uma visão completa e detalhada do patrimônio da organização. Mas ele pode ser difícil de executar por causa do tempo e equipe necessários para tal.
O inventário parcial, por outro lado, envolve a contagem de apenas uma parte dos ativos em um determinado momento. Geralmente, essa abordagem é mais rápida, sendo útil para áreas de preocupação da gestão.
Já o inventário rotativo é um processo contínuo, no qual diferentes conjuntos de ativos são contados em momentos diferentes ao longo de um período de tempo.
Esse método ajuda a distribuir o esforço de contagem ao longo do ano, evitando interrupções significativas nas operações. É benéfico para manter um controle mais constante sobre os ativos e identificar discrepâncias de forma mais ágil.
A escolha sobre o tipo de método de inventário depende diretamente das necessidades da organização, da disponibilidade de recursos e dos objetivos do inventário.
Contar com uma equipe qualificada torna o processo mais assertivo e fácil de ser concluído. Portanto, fale já com a LAMIS Brasil e leve seu controle de inventário a um próximo patamar.